Política

Meirelles confirma Ilan Goldfajn na presidência do Banco Central

Publicado em 17/05/2016, às 09h31   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



Nesta terça-feira (17), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que Ilan Goldfajn será o novo presidente do Banco Central. Goldfajn, até então economista-chefe do Itaú Unibanco, era dado como nome certo na equipe econômica do presidente interino Michel Temer.
Goldfajn foi diretor de Política Monetária do Banco Central na gestão de Armínio Fraga, durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. O presidente do BC não terá cargo de ministro do Estado no governo Michel Temer, mas deve manter prerrogativas como o foro privilegiado perante o Supremo Tribunal Federal.
Ilan e Marcelo Caetano, que encabeçará a Secretaria da Previdência, estão em voo e não compareceram ao anúncio. O ministro antecipou a apresentação, inicialmente prevista para 11h, porque se antecipar à abertura dos mercados.
Carlos Hamilton é novo secretário de Política Econômica. Ele é economista da FGV, funcionário de carreira do Banco Central e foi diretor de Política Econômica do BC no governo Dilma. Mansuetto de Almeida Júnior foi apresentado como secretário de Acompanhamento Econômico cargo em que vai ter como foco a qualidade das despesas públicas, segundo Meirelles. 
O secretário executivo será Tarcísio Godoy, que ocupou o mesmo posto na gestão de Joaquim Levy. Eles serão responsáveis por conduzir um ajuste fiscal e tentar controlar um déficit estimado em mais de 96 bilhões de reais.
A próxima rodada de anúncios de presidentes incluirá os titulares dos bancos públicos, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. Meirelles disse que pode manter os atuais titulares.
Fonte: Revista Veja

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp