Política

Igreja Católica não dá "amém" a novo Código Florestal

Imagem Igreja Católica não dá "amém" a novo Código Florestal
Igreja promete mobilizar suas 12 mil paróquias contra o projeto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/06/2011, às 17h10   Redação Bocão News



A Igreja Católica não deu amém a aprovação do projeto do novo Código Florestal. Como demonstração do seu desagrado, a igreja promete mobilizar suas 12 mil paróquias para fazer circular um abaixo-assinado contra a decisão da Câmara dos Deputados que está em tramitação no Senado Federal.

O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (17), em Brasília, pela cúpula da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pretende criar um fórum com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e um grupo de ex-ministros do Meio Ambiente contrários às mudanças propostas na lei.

O Conselho Permanente da CNBB divulgou nota contra a flexibilização do uso de áreas de preservação permanente (APP) e contra a anistia das multas e penalidades a quem desmatou, estabelecidas no relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O documento convoca os católicos “a participar do processo de aperfeiçoamento do Código Florestal, mobilizando as forças sociais e promovendo abaixo-assinados contra a devastação”. Segundo a CNBB, as decisões referentes ao código não podem ser motivadas por uma lógica produtivista que não leva em consideração a proteção da natureza, da vida humana e das fontes da vida. "Não temos o direito de subordinar a agenda ambiental à agenda econômica”, diz ainda a nota da CNBB.

No ano passado, a participação da Igreja Católica viabilizou o recolhimento de mais de 1 milhão de assinaturas em favor da Lei da Ficha Limpa aprovada pelo Congresso Nacional.

Informações Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp