Política

Gongogi: BB e prefeito são réus em processo de improbidade administrativa

Publicado em 02/06/2016, às 07h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Banco do Brasil (BB) se tornou réu em um processo de improbidade administrativa movido na Justiça Federal a partir de ação do Ministério Público Federal (MPF), em Jequié. Pela primeira vez no país, a instituição responde lado a lado com os acusados: o atual prefeito de Gongogi (BA), Altamirando Santos, e a ex-tesoureira, Ilka Nascimento. 
Juntos, teriam sido responsáveis pelo desvio de R$100,125 mil, em 2012, de verbas destinadas à construção de uma creche (Proinfância) no município, situado a 396 km da capital. O prefeito foi reeleito no mesmo ano.
O Banco do Brasil responde ao processo por permitir a transferência ilegal do valor da conta bancária criada para guardar o dinheiro para construção da creche para a conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de onde foram retirados por meio de três saques realizados no mesmo dia.
A Justiça Federal recebeu a ação em março deste ano, mas desde abril de 2015 já havia, a pedido do MPF, determinado o bloqueio de meio milhão de reais em bens do prefeito e da ex-tesoureira, para garantir o ressarcimento do valor desviado e o pagamento de multa civil de três vezes o valor do dano (R$ 391,230 mil).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp