Política

Destino de Eduardo Cunha será decidido por dois baianos no Conselho de Ética

Publicado em 03/06/2016, às 07h12   Redação Bocão News (@bocaonews)



O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados votará o parecer do processo contra o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), que teria quebrado o decoro parlamentar ao mentir na CPI da Petrobras dizendo que não possuía conta no exterior. 

A contagem de votos previstos para apreciação do relatório indica um cenário que o futuro do peemedebista será decidido por dois parlamentares da Bahia. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, há uma avaliação majoritária entre os integrantes do colegiado de que atualmente há um placar de 10 votos contrários e nove a favor do relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO). O fiel da balança, nesse caso, seria a deputada baiana Tia Eron (PRB), que entrou na comissão de ética depois que Fausto Pinato deixou a vaga que ocupava.

Caso Tia Eron vote contra o relatório, o resultado será 11 votos a 9 e Cunha deverá sofrer apenas uma punição branda, como suspensão do mandato parlamentar. No entanto, se a congressista de primeiro mandato votar a favor do relatório haverá empate em 10 a 10 e a cassação de Cunha será decidida pelo voto de minerva do presidente do conselho, o baiano José Carlos Araújo (PR). Araújo, por diversas vezes, externou seu posicionamento a favor da cassação de Cunha.

Segundo o diário paulista, a entrada de Tia Eron, que é integrante da Igreja Universal do Reino de Deus, foi indicação do PRB para salvar Cunha, como afirmam nos bastidores adversários do deputado peemedebista. 

Em sua primeira manifestação, disse ter admiração pelo trabalho de Cunha na condução do Legislativo. Em entrevista posterior à Folha, porém, afirmou serem uma "perversidade" as afirmações de que já entrou no colegiado com o voto encomendado.

Segundo deputados do conselho, apesar de ter dito nessa mesma entrevista ser "desassombrada", Tia Eron tem demonstrado abalo com a pressão sofrida de ambos os lados nos últimos dias.

Leia também:

Entrada de Tia Eron no Conselho de Ética deve salvar Eduardo Cunha
"Falo de Eduardo Cunha com sorriso no rosto", diz Tia Eron
Apesar de aliada, Neto diz não saber voto de Tia Eron no Conselho de Ética
Araújo diz que Tia Eron colocará o pescoço na guilhotina se salvar Cunha

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp