Política

Governo concorda em suspender pagamento da dívida dos estados até fim do ano

Publicado em 21/06/2016, às 06h38   Redação Bocão News



O governo federal concordou, de acordo com alguns governadores de Estado, suspender o pagamento das parcelas mensais das dívidas dos estados com a União até o fim de 2016.
Segundo o G1, a partir de 2017 os estados voltariam a pagar as parcelas de suas dívidas. Entretanto, ao longo dos 18 meses seguintes, seriam aplicados descontos regressivos, ou seja, que vão caindo até o final do período. 
CASO BAHIA  - A prioridade estabelecida pelo governador Rui Costa foi reiterada por João Leão durante encontro preparatório entre governadores, vices e secretários de Fazenda realizado na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, na manhã desta segunda (20).  
“A reunião prévia foi altamente produtiva, porém a Bahia fez o dever de casa com um freio de arrumação que conseguimos dar lá atrás. Nosso endividamento é relativo, porque estamos com o Estado arrumado. Nós queremos é investimento”, disse o vice-governador ao sair da reunião, onde representou Rui Costa. 
Leão também listou as obras prioritárias para o estado. “Queremos colocar a Ferrovia Oeste-Leste para andar, o Porto Sul, a Ponte Salvador-Itaparica, melhorar a situação das rodovias”.
Calendário da redução das parcelas
2016
Julho - 100% da parcela
Agosto e setembro - 90%
Outubro e novembro - 80%
Dezembro e janeiro (2017) - 70%
2017
Fevereiro e março - 60%
Abril e maio - 50%
Junho a dezembro - 40%
2018
Janeiro e fevereiro - 30%
Março e abril - 20%
Maio e junho - 10%
Julho - 0%

Publicada originalmente às 16h do dia 20

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp