Política

Lava-Jato: PF indicia dono da GDK, Renato Duque, Barusco e outra pessoa

Publicado em 01/07/2016, às 12h52   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta sexta-feira (1) o empresário César Roberto Santos Oliveira, dono da GDK, por corrupção ativa, crime contra a ordem econômica e associação criminosa no esquema de corrupção na Petrobras. A empresa foi apontada pelo o ex-gerente de serviços da Petrobras Pedro Barusco como uma das que pagaram propina a funcionários ligados à Diretoria de Serviços da estatal.

Segundo informações do jornal O Globo, além do empresário e de Barusco, foram indiciados o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e um executivo ligado à empreiteira Hélio José Dantas Rosado. Em delação, o ex-gerente afirmou que César Oliveira teria ajustado pagamento de propinas sobre cinco contratos da GDK com a área de Gás e Energia, que somam cerca de R$ 700 milhões. De acordo com a PF, os valores pagos teriam como destino o PT, mas os investigadores não indiciaram nenhum representante do partido.

Em depoimento à PF, César Roberto afirmou que pagou US$ 200 mil por exigência de Barusco em 2009: “Barusco lhe exigiu a quantia de forma a agilizar procedimentos dentro da Petrobras”, destaca o documento. Os investigadores apontam indícios ainda que o empresário e Hélio Rosado tenham atuado cartel da Lava-Jato. O relatório foi encaminhado ao Ministério Público Federal que decidirá, agora, se oferecerá denúncia ou não contra os envolvidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp