Política

Empresa ligada à Odebrecht comprou sede para Instituto Lula, diz PF

Publicado em 12/07/2016, às 17h53   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em junho de 2010, a DAG Construtora adquiriu um prédio de três andares na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. A empresa, de Salvador, pertence a Demerval Gusmão, amigo e parceiro de negócios de Marcelo Odebrecht, dono da empreiteira Odebrecht. No local, a empreiteira baiana planejava instalar a sede do futuro Instituto Lula.

Segundo as investigações da operação Lava Jato, a família do ex-presidente Lula sabia dos planos de usar o prédio para o instituto: um projeto de reforma do imóvel, que incluía auditório, sala para exposição e até apartamento com cinco suítes na cobertura, foi localizado numa pasta cor de rosa endereçada a dona Marisa Letícia e apreendida pela Polícia Federal, no início deste ano, no sítio de Atibaia (SP) que era usado por Lula e sua família. 

Conforme reportagem do jornal O Globo desta terã-feira (12), embora o prédio tenha sido efetivamente comprado pela DAG, o Instituto Lula não ganhou a sede e acabou sendo instalado no prédio do antigo Instituto Cidadania, no Ipiranga, onde permanece até hoje. Os responsáveis pela compra teriam desistido do projeto original de uso depois de descobrir que o imóvel estava envolvido em pendências judiciais dos antigos proprietários.

Segundo a força-tarefa, a negociação do prédio chegou ser feita por Roberto Teixeira, amigo e advogado do ex-presidente. Teixeira, que costuma assessorar negócios imobiliários, foi quem ajudou na aquisição do sítio de Atibaia por Fernando Bittar e Jonas Suassuna. Embora a DAG tenha registrado em cartório a compra do prédio por R$ 6,8 milhões, a PF acredita que o valor real foi R$ 12,3 milhões, o mesmo citado nos e-mails enviados a Teixeira. Num e-mail de setembro de 2010, apreendido nas investigações e divulgado em maio deste ano pelo jornal “Valor”, Marcelo Odebrecht afirma: “Preciso mandar uma atualização sobre o novo prédio para o Chefe amanhã. Qual a melhor maneira?”. O destinatário é Branislav Kontic, braço-direito do ex-ministro Antonio Palocci.

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

* Matéria publicada originalmente às 11h05

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp