Política

Oficina do Fazer da Ufba promove aula especial

Publicado em 13/07/2016, às 19h59   Redação Bocão News



O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Manoel Mendonça, vai participar da programação especial de comemoração aos 70 anos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e será um dos alunos da aula magna, realizada na sexta-feira (15), da Oficina do Fazer - espaço aberto à população, no estilo FAB-LAB, onde o ‘faça você mesmo’ é a principal regra, e que aglomera diversos dispositivos científicos, a exemplo de impressoras 3D e tornos elétricos.

Em maio deste ano, a Secti cedeu à Oficina do Fazer, 46 itens, entre peças de mobiliário e equipamentos científicos. “A partir do momento em que pessoas de diferentes nichos da sociedade têm acesso aos equipamentos, ampliamos, substancialmente, a possibilidade de surgimento de soluções inovadoras”, destacou o secretário.

De acordo com o coordenador de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Ufba, Paulo Gomes, a Oficina, inserida no Espaço Aberto de Criação e Inovação (IHACLab-i), já recebeu centenas de visitantes, entre empresários, estudantes universitários, inventores independentes e curiosos. “Durante a aula, o secretário Mendonça e estudantes do IHACLab-i vão aprender a usar a máquina de corte a laser, criando um exemplar de acrílico em 3D da marca da Oficina do Fazer”, explicou Paulo. A graduanda do curso de Ciência e Tecnologia da Ufba, Larrisa Fateicha, conduzirá o tutorial e posterior aula prática com o equipamento.

Paulo Gomes afirmou ainda que outro importante resultado ligado à existência da Oficina “é a construção coletiva de um ambiente de contribuição, em que todos os usuários são responsáveis pela manutenção do local, seja doando ferramentas ou, mesmo, deixando restos de materiais utilizados”.

A Oficina instalada na Ufba é a primeira, dentro de uma rede planejada pela Secti, a ser instalada na Bahia. A criação de novas unidades está sendo negociada com entidades, como os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Camaçari (Ceped). O uso de equipamentos presentes na Oficina do Fazer não envolve burocracia. Basta agendar um horário, através do e-mail [email protected], a fim de garantir um acompanhamento adequado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp