Política

Zé Rocha assume Setur, mas Bacelar espera por espaço

Publicado em 17/07/2016, às 09h36   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) anunciará o deputado federal José Rocha no comando da secretaria estadual de Turismo na segunda-feira (18), conforme fontes deste site afirmaram na última sexta-feira. A mudança, Nelson Pelegrino (PT) retorna à Câmara dos Deputados, já era prevista desde o início da gestão do petista em 2015.

A disputa entre o próprio José Rocha e o também deputado federal João Carlos Bacelar, conhecido como Jonga Bacelar, para resolver quem seria responsável pela indicação para a chefia da pasta, vez que ambos não queriam a titularidade, levou a articulação política do Palácio de Ondina convocar Pelegrino para a tarefa.

Soldado do partido, o parlamentar quatro vezes derrotado na disputa pela prefeitura de Salvador, recebeu o convite no final de semana e na segunda seguinte assumiu. Nos bastidores da governadoria as conversas davam conta de que Pelegrino estava na função tapando um buraco destinado ao próprio PR e sem muito entusiasmo.

A chegada de José Carlos Araújo no PR em fevereiro deste ano possibilitou a retomada das conversas sobre espaços. Construiu-se a transição e a pasta foi oferecida a José Rocha novamente, mas ele não aceitou. Quando viu que Araújo tinha uma “carta na manga” chamada José Alves, operador do trade turístico baiano, o parlamentar voltou atrás e topou assumir a secretaria.

A costura toda foi feita por Araújo e Rocha. Bacelar, afirmou neste sábado à reportagem do Bocão News, que as saídas foram conversadas em Brasília, mas que nenhuma definição passou por ele. Ao contrário, Bacelar espera, segundo o próprio, ouvir do presidente estadual do partido “o que está posto na mesa”.

Por posto na mesa entende-se o que o governo ofereceu para Bacelar. O fato é que o deputado diz com todas as letras que “só a secretaria não basta”. Se antecipa ao dizer que votou com Dilma Rousseff ratificando um acordo feito em 2014 por ele com Rui Costa e o ex-governador Jaques Wagner e que agora espera o prometido.

Questionado sobre quais foram os compromissos assumidos por Rui e Wagner, Bacelar recorreu a um enigmático recado direcionado: eles sabem!

CUNHA — Outro assunto abordado por pessoas ligadas ao governo petista na Bahia é a relação de Bacelar com o deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB). 

Bacelar faz questão de desvincular os compromissos no estado com a relação que tem com o “amigo pessoal Eduardo Cunha”. “Votei com Cunha no conselho de ética, para a presidência da Câmara e vou votar com ele no plenário para ganhar ou perder”.

O deputado federal lembra que se afastou do mandato em 2012 para que Marcelo Guimarães Filho (PMDB) pudesse assumir o mandato na condição de suplente e votasse em Cunha para liderar a bancada peemedebistas na Casa Baixa do Congresso Nacional

Matérias relacionadas

José Rocha atravessa Araújo e assume Secretaria de Turismo

Turismo espera que José Alves aposte em propaganda do estado

Conforme antecipado pelo Bocão News, José Alves assume secretaria de Turismo

Publicada originalmente em 16/07 às 12h36

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp