Os chineses são mesmo de dar inveja. Eles inauguraram, nesta quinta-feira (30), a mais longa ponte do mundo sobre o mar. São 42 km na cidade litorânea de Qingdao, ligando o centro ao subúrbio. O investimento foi de US$ 2,3 bilhões e levou quatro anos para ser construída.
A ponte Salvador-Itaparica, segundo informação da coluna Tempo Presente, por Levi Vasconcelos desta sexta-feira (1°), indica terá apenas 13 km.
Para os chineses, a nossa é uma pontezinha, que pelos cálculos, eles levariam menos de dois anos, com um custo de menos de US$ 1 bilhão.
Que nossos gestores aprendam com os chineses como gastar o dinheiro público. Quem sabe como novo baiano, Jaques Wagner retorne à China para obter o knowhow necessário para a ponte Salvador-Itaparica não virar um elefante-branco marinho, ou uma horrorosa poluição visual no postal da Baía de Todos os Santos.
Segue abaixo na íntegra a nota de Levi.
As pontes
A China inaugurou ontem a maior ponte do mundo sobre o mar, ligando a cidade de Qingdao, no litoral leste do país, à ilha de Huangdao. Tem 42 km de extensão, 35 m de largura e foi construída em quatro anos.
É coisa de deixar os baianos babando de inveja. A ponte Salvador–Itaparica, mais de três vezes e meia menor, está empacada, no mesmo ponto em que a Odebrecht e OAS e a Planos Engenharia externaram a intenção de executar a obra na PMI.
O governador Jaques Wagner cobrou esta semana numa reunião com secretários:
- Não posso admitir que levem cinco meses para se fazer uma ata (da PMI).
O secretário Zezéu Ribeiro disse que esperar que até meados deste mês essa etapa seja concluída. Mas ele evita marcar datas.
Mesmp preço – Um detalhe curioso. A ponte chinesa, com 42 km, é mais de três vezes o tamanho da Salvador-Itaparica (13 km), mas o preço divulgado lá e o estimado daqui é praticamente o mesmo: US$ 1,5 bilhão.