Política

Líder petista presta homenagem especial ao PCB

Publicado em 02/07/2011, às 22h01   Redação Bocao News


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo com certo atraso, a Cãmara Municipal de Salvador prestará, nesta quarta-feira (6), uma homenagem especial comemorativa a passagem dos 89 anos do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o partidão, ocorrido em 25 de março. A sessão especial foi proposta pela vereadora Marta Rodrigues (PT) e acontece às 18h30, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador.

Durante a cerimônia, será feita uma homenagem à Ana Montenegro, militante histórica do PCB já falecida em março de 2006, aos 90 anos.
Ana Lima Carmo, mais conhecida como Ana Montenegro,  nasceu na cidade de Quixadá, no Ceará, em 13 de abril de 1915. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em 2 de Julho de 1945, filiou-se ao PCB, por influência do grande líder comunista Carlos Marighella.

Ativista do movimento feminino, Ana foi fundadora da União Democrática de Mulheres da Bahia e participou da fundação da Federação de Mulheres do Brasil – organização ligada ao PCB; da Liga Feminina do Estado da Guanabara, e do Comitê Feminino Pró-Democracia.  Teve papel ativo na criação do jornal Momento Feminino, a jornalista e escritora assinava seus artigos com o pseudônimo de Ana Montenegro, nome que depois adotou definitivamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp