Política

Cientista político aposta que vinda de Dilma pode alavancar candidatura de Alice

Publicado em 02/09/2016, às 11h27   Cíntia Kelly


FacebookTwitterWhatsApp

Amargando baixos índices nas pesquisas de intenção de voto, a candidata à prefeita de Salvador, deputada federal Alice Portugal (PCdoB), não terá nada a perder trazendo para sua campanha a ex-presidente Dilma Rousseff, que teve o mandato cassado na quarta-feira, 31 de agosto, e cujo índice de rejeição, em julho, bateu em 68%.

Por aqui, Alice aparece em segundo lugar pontuando com 8% no levantamento do Ibope, e com 7,9, segundo o Paraná Instituto, enquanto o primeiro lugar, o prefeito ACM Neto (DEM), dispara com 68%.

Em conversa com o Bocão News, o cientista político Jorge Almeida acredita que a vinda tanto de Dilma quanto do também ex-presidente Lula podem alavancar a candidatura de Alice. Nesta perspectiva, Jorge cita os 20% de intenção de voto que Lula tem, embora o percentual não seja um reflexo do cenário local, mas nacional.  “Considerando o fato de que Alice ainda não chegou aos 10%, essa vinda dos dois pode fazer com que cresça percentualmente, e faça com que ela vá além”, afirma.

Sempre que é indagada sobre o baixo índice das pesquisas, Alice cita como exemplo a eleição de 2014, quando Rui Costa foi eleito governador da Bahia. Ele começou a campanha com parcos 3% e foi eleito ainda no primeiro turno.

O mesmo ocorreu com Jaques Wagner na primeira eleição em 2006. Entretanto, Jorge Almeida assinala que o cenário atual é diferente. “Eles tinham a máquina federal, no caso de Wagner, e a federal e estadual no caso de Rui Costa. O que foi possível reverter”, contextualizou.

Para Jorge Almeida, ainda não dá para mensurar se o discurso de Alice Portugal de que o prefeito ACM Neto é ‘golpista’ por ter se colocado a favor do impeachment de Dilma Rousseff renderá bons frutos para a campanha da comunista. “Ainda não dá para avaliar isso, mas Michel Temer também tem uma alta rejeição e por isso Neto nem sequer toca no assunto, enquanto Alice insiste nisso”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp