Política

Lava Jato completa dois anos sem nenhum político condenado

Publicado em 04/09/2016, às 09h54   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Há dois anos iniciava uma operação da Polícia Federal que mexeria com as estruturas do país. A Operação Lava Jato completou dois anos na semana passada e apesar de chamar a atenção de toda a população brasileira para grandes políticos envolvidos em corrupção, nenhum deles foi condenado até agora.

A operação saiu às ruas em março de 2014, seis meses antes de chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, o juiz protagonista Sério Moro já decidiu por 106 condenações.

Tudo realmente começou em agosto de 2014 após depoimentos do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a Procuradoria Geral da República. Costa levantou suspeita de mais de 20 parlamentares. O doleito Alberto Yousseff fechou sua delação premiada no STF em dezembro de 2014.

Foi em março de 2015 que a PGR apresentou uma lista ao STF com os nomes dos políticos que deveriam ser investigados. O relator era o ministro Teori Zavascki.

Foram 28 pedidos de abertura de inquérito e sete pedidos de arquivamento. De lá para cá, 39 acordo forma homologados, 162 mandados de busca e apreensão expedidos. Ainda 81 inquéritos gerados, 364 pessoas investigadas, sendo 54 parlamentares além de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e a ex-presidente Dilma Rousseff.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp