Política

Sarney adia sessão pelo Dia da Independência da Bahia

Imagem Sarney adia sessão pelo Dia da Independência da Bahia
O adiamento foi pela morte do Senador Itamar Franco  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/07/2011, às 07h38   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Sessão especial do Senado marcada para esta segunda-feira (4), às 11h, para comemorar o Dia da Independência da Bahia, foi adiada para terça-feira (5), no mesmo horário, de acordo com a Secretaria-Geral da Mesa. 
O adiamento se deve à suspensão das atividades normais da Casa em decorrência da morte do senador Itamar Franco (PPS-MG), ocorrida no sábado em São Paulo.O requerimento solicitando a sessão é da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) viria junto com o pedido para tornar o dia 2 de julho, feriado nacional.

 Em 2 de julho de 1823 foram derrotadas as tropas portuguesas que ocupavam a Bahia e procuravam manter a província sob domínio da antiga metrópole, mesmo depois de a Independência do Brasil ter sido declarada em 1822. O episódio, além de marcar as lutas pela independência do Brasil, motivou a criação de um feriado na Bahia para celebrar a data.

As lutas pela consolidação da independência brasileira prolongaram-se de 1822 a 1823. Além do Rio de Janeiro, estenderam-se pelas províncias da Bahia, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, onde os contingentes das tropas portuguesas eram grandes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp