Política

Presidente do Conselho de Ética diz que Cunha ainda terá ao menos 60 votos

Publicado em 12/09/2016, às 08h29   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Desde outubro do ano passado, o deputado federal baiano José Carlos Araújo (PR) teve em suas mãos o desafio de conduzir o mais longo processo de cassação de um parlamentar na história da Câmara dos Deputados. Na presidência do Conselho de Ética, o republicano lembrou ao Bocão News nesta segunda-feira (12), quando o processo terá a votação final no plenário, que sofreu seguidas ameaças durante a tramitação do caso no colegiado.

"Foram nove meses sofrendo, ameaçado, sendo ameaçado, recebendo telefonemas, recados. Ouvi disso tudo durante estes meses. Minha família também foi ameaçada", relatou Araújo, que diz não ter procurado órgãos policiais para registrar queixa. 

Voto declarado pela cassação de Cunha, ele diz que não tinha como ser diferente. Apesar de ver cenário favorável à perda do mandato do peemedebista, o parlamentar baiano acredita ainda que Cunha tenha pelo menos 60 votos, um deles deve ser da Bahia, do deputado Jonga Bacelar (PR). Aliás, Araújo aproveitou para alfinetar o colega de partido: "um jornal traz hoje que duas pessoas entram para a história nesse processo de Cunha. Eu, por ter sofrido na condução árdua do processo, e o outro por defender Cunha de forma igualmente árdua". 

Para que o ex-presidente perca o mandato, são necessários 257 votos pela cassação. Enquete feita pelo jornal O Globo aponta que já são 300 os que pretendem afastar definitivamente o peemedebista da vida política. Os deputados deverão votar o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), aprovado pelo Conselho de Ética no dia 4 de junho. O relator concluiu que Cunha mentiu em depoimento espontâneo à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio de 2015, quando disse não possuir contas no exterior. Ele nega que tenha mentido à CPI, argumentando que as contas estão no nome de um trust familiar contratado por ele para administrar seus recursos no exterior.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp