Política

Prefeito de Itaparica é multado por não fazer concurso público

Publicado em 28/09/2016, às 11h08   Redação Bocão News



O prefeito de Itaparica, Raimundo Nonato da Hora Filho, foi multado em R$ 5 mil por “inércia em adotar medidas visando a promoção de concurso público para a regularização do quantitativo de cargos temporários e comissionados no município”.
A multa foi formulada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) – que ainda formulou representação ao Ministério Público Estadual.
A conduta reincidente do gestor foi verificada durante a análise da prestação de contas do mês de agosto do exercício de 2015, quando a composição do quadro de pessoal repetiu a do ano anterior – quando foi perguntado pelo TCM a realizar concurso público -, com apenas 346 servidores efetivos para 186 comissionados e 617 temporários, revelando que 70% do quadro de servidores da entidade ingressou no serviço público sem concurso público.
A relatoria afirmou que a simples publicação de edital de concurso – como fez o prefeito – não comprova a adoção efetiva de medidas para regularização do quadro de servidores, vez que não foi apresentado o resultado final, acompanhado dos respectivos atos de nomeação e termos de posse. Além disso, o número de vagas disponibilizadas, apenas 65, é muito inferior à quantidade de cargos que devem ser preenchidos com servidores efetivos. Ainda cabe recurso da decisão.
Matérias relacionadas:

Publicada no dia 27 de setembro de 2016, às 19h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp