Política

Muritiba: prefeito rebate críticas e aponta irregularidades da gestão anterior

Publicado em 29/09/2016, às 22h42   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Muritiba, Roque Isquem (PDT), rebateu às críticas contra sua gestão, divulgadas pelo Bocão News. Em setembro deste ano, moradores denunciaram abandono de praças na cidade reclamando da limpeza pública do local. Outro ponto destacado foi a saúde pública. Em nota, o prefeito explicou o que tem feito nas localidades para amenizar os problemas.

Ainda na nota, o gestor, que é candidato à reeleição, apontou irregularidades cometidas pelo ex-prefeito Epifânio Marques Sampaio (PSD), conhecido como “Babão”. Segundo Isquem, o ex-prefeito envolveu-se em “um grande esquema que ficou conhecido como Máfia das Ambulâncias”, investigado pela Polícia Federal.

Leia a nota na íntegra:

Prezados,

A preocupação da gestão com a limpeza pública da cidade vai desde a valorização dos seus servidores até a criação de um cronograma de coleta rígido e eficaz. Nossa cidade é uma das mais limpas da região do recôncavo. Sobre o hospital, sabemos que ele se encontra em condições precárias. Quanto ao assunto, já temos emendas liberadas no montante de mais de 1 milhão de reais para sua reforma, requalificação e compras de equipamentos, aguardando apenas os tramites burocráticos para o início das obras. Por isso, priorizamos o atendimento médico e a manutenção dos materiais essenciais, preservando o hospital aberto

Gostaria de lembrar a esse importante veículo de comunicação do nosso estado que, se há um político nessa cidade investigado e condenado pela justiça federal é o líder político da oposição. Cliquem nesse link ( https://goo.gl/8CyhZq ), com o relatório do Fundo Municipal de Saúde e, nesse link ( https://goo.gl/9l6o9m ) da ação que consta no Tribunal de Contas da União, detalhando o processo do Fundo Municipal de Saúde contra o ex-gestor, em referência a investigação na Operação Sanguessugas, da Polícia Federal, que revelou um grande esquema que ficou conhecido como Máfia das Ambulâncias.  

Depois, há duas contas rejeitas pelo Tribunal de Contas dos Municípios e ratificadas pela Câmara, uma de 2011 (confira decisão no link: https://goo.gl/my1VoH) e a outra de 2012 (confira decisão no link: https://goo.gl/JZzZLs).

Entre as observações do TCM, estão a não reposição à conta do FUNDEB de despesas glosadas em exercícios anteriores em virtude de desvio de finalidade; ausência nos autos da declaração de bens do Gestor; contratação de pessoal sem concurso público; inconsistências nos registros contábeis; diversas ocorrências de ausência de nota fiscal eletrônica em processo de pagamento; ausência nos autos dos pareceres dos Conselhos do FUNDEB e da Saúde; extrapolação do limite da despesa total com pessoal; ausência nos autos de certidões da dívida fundada; ocorrências de falta de transparência no processamento da despesa; ausência nos autos das atas das audiências públicas.

Inelegível, o ex-gestor renuncia após o Ministério Público do Estado impugnar sua candidatura por ele ter duas contas rejeitadas de ‘decisões irrecorríveis no TCM”, onde, diz no documento assinado pelo Promotor Eleitoral João Manoel Santana Rodrigues “foram apontadas irregularidades insanáveis que configuram atos dolosos de improbidade administrativa” e, o promotor eleitoral ainda cita que as irregularidades apontadas pelo TCU mostram indícios de fraude e simulação de procedimentos licitatórios na compra de ambulância. Esse relatório do Ministério Público pode ser visto por qualquer pessoa, no cartório eleitoral de Muritiba.

Matérias relacionadas:

Muritiba: prefeito nega que cidade esteja abandonada

Depois de impugnação, prefeito de Muritiba paga multa de 2012 para concorrer

Publicado originalmente dia 29, às 16h42

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp