Política

Rafael Greca e Ney Leprevost disputam 2º turno em Curitiba

Publicado em 02/10/2016, às 19h19   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Com 99% das urnas apuradas, já está definido que em Curitiba haverá segundo turno. Os candidatos Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) terão que disputar novamente para saber quem comandará a capital do Paraná pelos próximos quatro anos.
Com quase todos os votos apurados e computados, o candidato Rafael Greca terminou a corrida do primeiro turno na frente, com 38,3 % dos votos. Logo atrás veio Leprevost, que alcançou 23,6 %. Além deles, também disputaram a prefeitura da cidade Gustavo Fruet (20,1 %), Maria Victoria (5,6 %), Requião Filho (5,5 %), Tadeu Veneri (4,3%), Ademar Pereira (1,2%), Xênia Mello (1,1%) e Afonso Rangel (0%).
A nova votação será realizada no dia 30 de outubro, último domingo do mês. De acordo com as regras eleitorais, o segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos Estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.
Nas cidades com menos de 200 mil eleitores a eleição é decidida no primeiro turno e vence o candidato mais votado. No Brasil, somente 92 municípios se enquadram nas regras para realização de segundo turno.
O que define a possibilidade de realização de um novo pleito é a adoção do critério da maioria absoluta de votos. Assim, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp