Política

Marina Silva oficializa saída do PV

Imagem Marina Silva oficializa saída do PV
Anúncio foi feito nesta quinta em um ato político em São Paulo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/07/2011, às 18h22   Redação Bocão News



A ex-senadora Marina Silva está oficialmente fora do Partido Verde (PV). A informação, que já havia sido antecipada pela imprensa há duas semanas, foi confirmada pela própria ex-ministra na tarde desta quinta-feira (7), durante o evento "Encontro para a nova política", realizado, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo seu Twitter (@silva_marina).

De acordo com informações da revista Época, além de Marina, deixam o partido também seus principais colaboradores na campanha de 2010, quando disputou a presidência da República com Dilma Rousseff e José Serra. No encontro, eles divulgaram a criação de um novo movimento "pelo verde e para a vida", que deve ser lançado em setembro.

O motivo da saída, segundo o site, foram desentendimentos com líderes da legenda. Marina teria tentado mudar a direção nacional do PV, mas não obteve sucesso. Em seu discurso, segundo a públicação, Marina ressaltou que não queria continuar em um partido que não faz crítica ao atual sistema político brasileiro. "Chegou hora de acreditarmos que vale a pena criarmos um movimento para que o Brasil vá além e coloque em prática tudo aquilo que a sociedade aprendeu nas últimas décadas". 

Já o site Estadão, informa que a decisão da ex-senadora de deixar o partido não se trata de uma "saída pragmática"." Não se trata de uma saída pragmática, com olhos pregados em calendários eleitorais. Ao contrário, é a negação do pragmatismo a qualquer preço", afirmou ela. "As eleições são parte, não são o fim, não são tudo", concluiu.

O racha entre Marina e o PV, conforme à Época, começou ainda na campanha eleitoral de 2010. Marina e José Luiz Penna, presidente do PV há mais de dez anos, discordaram em quase tudo durante as eleições. Além disso, a ex-ministra entrou em choque com algumas bandeiras do partido por causa de sua agenda religiosa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp