Política

ACM Neto não descarta possibilidade da oposição ter candidato para UPB

Publicado em 04/11/2016, às 09h30   Rodrigo Daniel Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) não descartou a possibilidade da oposição ter um candidato à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). O pleito acontecerá no início do próximo ano, quando a atual comandante Maria Quitéria deixará o cargo. 
“Pode ser que sim. Não parei ainda para discutir isso”, disse o democrata nesta quinta-feira (3), ao ser provocado pelo Bocão News.
Até o momento, a briga pelo comando da UPB já tem quatro pré-candidatos. Todos são PSD, partido do senador Otto Alencar. São eles: Eures Ribeiro (prefeito de Bom Jesus da Lapa), Fernando Brito (Cairu), Robério Oliveira (Eunápolis) e José Henrique Tigre (Belo Campo).
Oposição
A última vez que um partido da oposição comandou a UPB foi entre 2009/2010. Naquele ano, o então prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB), foi eleito presidente da entidade. 
Antes dele, comandaram a UPB, José Ronaldo (DEM – 2005/2006) e Orlando Santiago (2007/2008), na época do PFL hoje do PSD. Depois só prefeitos de partidos ligados ao Palácio de Ondina, Caetano (PT - 2011/2012) e Maria Quitéria (PSB - 2013/2014 e 2015/2016).
Em 2008, José Ronaldo tentou fazer uma manobra para ser presidente da UPB mais uma vez. Logo após o final das eleições municipais, chegou-se a discutir na entidade a possibilidade de ex-prefeitos assumirem a presidência. Mas a medida foi prontamente rechaçada. 
Matérias relacionadas:
Briga pelo comando da UPB já tem três candidatos
Eures Ribeiro, do PSD, aparece na disputa para presidência da UPB

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp