Política

Bahia está entre os estados com melhor desempenho nas contas públicas

Publicado em 11/11/2016, às 16h37   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na gestão de suas contas públicas, de acordo com painel nacional publicado pelo G1 nesta sexta-feira (11). 
Somente a Bahia e o Mato Grosso do Sul apresentaram desempenho satisfatório em todos os itens de um questionário reunindo sete efeitos negativos da crise econômica sobre as finanças estaduais. 
Segundo a tabela, o estado não cortou investimentos, não parou ou atrasou obras, não atrasou salários, não tem problemas de caixa para o pagamento do décimo terceiro salário, não atrasou o pagamento dos fornecedores, não decretou e nem avalia decretar calamidade no curto prazo. 
Apesar disso, a Bahia apresentou um déficit primário de R$ 65 milhões no primeiro semestre. 
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, o governo baiano vem adotando como estratégia, medidas de contenção de gastos e ampliação das receitas próprias desde 2015. "Temos agido com extrema cautela, sob a liderança do governador Rui Costa, para manter a operacionalização do Estado, preservando o papel do setor público como gerador de emprego e renda em um momento difícil para a economia, como acontece com os muitos empregos gerados pelas obras do metrô em Salvador".
O secretário, entretanto, ressaltou que a Bahia não está a salvo dos efeitos da crise. Segundo Vitório, com o déficit de R$ 509,3 milhões do Fundo de Participação dos Estados (FPE) a regularidade no pagamento dos salários se tornou um desafio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp