Política

Não contará com meu voto relatório que anistiar caixa 2, diz Jutahy Jr.

Publicado em 24/11/2016, às 13h41   Aparecido Silva



O deputado federal baiano Jutahy Júnior (PSDB) diz que não concorda com a anistia para o crime de caixa 2 em eleições passadas, medida prevista no projeto do pacote de 10 medidas contra a corrupção e que foi aprovado em comissão especial na Câmara dos Deputados na madrugada desta quinta-feira (24).

Pela manhã, o plenário aprovou o requerimento de urgência para tramitação da matéria. Em discurso, o tucano disse que não votará favorável ao projeto caso o relatório do projeto esteja prevendo a anistia para a infração. “Eu, que participei ontem, durante a noite inteira, da observação do texto que foi aprovado, quero dizer, de forma clara, peremptória, em relação, principalmente, aos deputados do nosso partido do PSDB: há duas questões que são inegociáveis. Não há a menor possibilidade de eu, deputado Jutahy Júnior, votar qualquer texto que implique anistia do caixa dois”, avisou.

A outra questão mencionada pelo deputado diz respeito a penalização de crime de responsabilidade no Ministério Público e no Judiciário. “Não tem cabimento nesse texto incluirmos crime de responsabilidade para o Ministério Público e para o Poder Judiciário. Nós temos, sim, que incluir e fazer essa discussão de forma profunda no abuso de autoridade, que é o local correto para fazermos essa análise, porque nenhum poder está acima dos demais poderes. Nenhum poder pode dizer que não tem erros, não tem excessos, não tem gente do mal, não tem gente que pratica a corrupção. Então, todos os poderes têm necessidade de um aperfeiçoamento jurídico, principalmente quanto ao abuso de autoridade, que está previsto numa lei que já tem mais de 50 anos e precisa ser modificada”, disse o deputado em sua exposição na manhã desta quinta.

Matérias relacionadas:

Câmara retoma discussão de projeto que pode anistiar crime de caixa 2
Aprovada urgência para projeto de combate à corrupção na Câmara


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp