Política

Aécio cobra manutenção de acordo para data de votação da PEC dos gastos

Publicado em 06/12/2016, às 18h13   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, disse nesta terça-feira (6) que o impasse sobre o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, não pode dissolver o acordo firmado entre as lideranças dos partidos quanto à data para votação da PEC dos gastos, agendada para o próximo dia 13, em segundo turno.     

O temor da bancada tucana é que, caso o afastamento de Renan se confirme, o primeiro-vice-presidente, Jorge Viana (PT), contrário à PEC, tente manobrar o adiamento da apreciação do tema.

"Se confirmada a decisão do ministro Marco Aurélio, e não entro neste mérito, a votação da PEC do Teto terá necessariamente que ser mantida para o dia 13. Ela é fruto de um acordo entre oposição e governo nesta Casa. Não podemos permitir, sob hipótese alguma, que a eventualidade de uma substituição da presidência do Senado transforme aquela cadeira da liderança maior desta instituição num bunker partidário", ressaltou Aécio Neves.

"Estamos falando de algo de imensa repercussão na economia do país, das expectativas que estamos buscando gerar para que o estrago feito por governos anteriores possa ser minimizado. A nossa palavra é de tranquilidade, no sentido de que esta matéria será votada qualquer que seja o senador que o senador que esteja presidindo o Senado Federal", completou.

Apelo ao STF

Na reunião desta terça, a bancada tucana fez um apelo à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para uma rápida decisão por parte do conjunto dos ministros da Corte.    

"Fizemos um apelo à ministra Cármen Lúcia. Nosso apelo é no sentindo de que, no máximo amanhã, essa questão possa ser decidida, qualquer que seja a decisão pelo pleno do Supremo Tribunal Federal. Não pode haver esse vácuo de poder a partir da liminar de um magistrado da Suprema Corte. E a informação que temos, neste instante, é a de que será pautada para amanhã esta matéria", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp