Política

Centrais sindicais querem piso salarial regional

Publicado em 16/07/2011, às 09h40   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Cinco centrais sindicais, entre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), protocolaram pedido de audiência com o governador Jaques Wagner quando pretendem apresentar a reivindicação contida na Carta Bahia pelo piso salarial regional de R$650. As entidades foram convocadas pela CTB para deflagrar um processo de discussão sobre a implantação do piso salarial regional na Bahia.

Os pisos salariais estaduais estão respaldados por lei complementar fedeal, medida do governo federal facultando aos governos estaduais o poder de estabelecer piso salarial em seus estados, em patamares superiores ao valor do salário mínimo nacional.

Segundo os dados da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do ano 2009 (PNAD), a Bahia possui aproximadamente 39,7% de trabalhadores ocupados com renda total de até um salário mínimo.

As centrais articulam mobilizações no estado que visam fortalecer a luta em defesa do piso regional, do fim do fator previdenciário, da redução da jornada de trabalho sem redução dos salários e outros pontos da agenda dos trabalhadores. Organizadas pelo Fórum das Centrais Sindicais - Bahia as mobilizações acontecerão em todas as regiões do estado, tendo como principal bandeira a imediata implantação do piso salarial.

Em Salvador, o ato público acontece dia 21, às 9 horas, no Campo Grande, de onde os trabalhadores, organizados pelas centrais, sairão em caminhada pelo centro da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp