Política

TRE-BA explica diplomação de Ana Rita no lugar de candidato do PEN

Publicado em 16/12/2016, às 11h10   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA) esclareceu ao Bocão News o motivo de Ana Rita Tavares, do PMB, ter sido diplomada vereadora no lugar de Marcio Ribeiro, do PEN, partido que entrou com representação no Tribunal para tentar reverter a situação.
A assessoria de imprensa do TRE-BA informou que com a minirreforma eleitoral feita recentemente, essa foi a primeira eleição onde para assumir o mandato o vereador teria que ter no mínimo 10% de votos relativos ao coeficiente eleitoral, além de seu partido ter atingido o coeficiente. No referido caso, o PEN atingiu o coeficiente, que era de 29.857, porém nem Márcio nem outro candidato do partido conseguiu alcançar votação de no mínimo 10% do coeficiente. 
Por isso, segundo o Tribunal, ele não poderá assumir. A diplomação acontece porque o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza os votos do partido, que atingiu o coeficiente. No caso, ele foi diplomado como suplente, porém sem a possibilidade de assumir. A assessoria afirmou que caso semelhante aconteceu com o ex-prefeito João Henrique. Ele teve 5.248 votos, mas seu partido não alcançou o coeficiente eleitoral, e por isso João não assumirá mandato de vereador na Câmara Municipal de Salvador. 
Matérias relacionadas:
TRE pode acatar pedido do PEN e Ana Rita pode perder mandato

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp