Política

Ex-prefeito de Camamu teria desviado verba da merenda escolar

Publicado em 21/07/2011, às 15h20   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de Camamu (Bahia), José Raimundo Assunção e o empresário Carlos Vandervaldo Carneiro Lima foram denunciados pelo Ministério Público Federal, nesta terça-feira (19), por desvio de verba destinada à merenda escolar.

De acordo com a ação movida pelo MPF, houve fraude nos processos licitatórios de contratação da empresa CVC Lima ME, de Carlos Vandervaldo, pela prefeitura de Camamu no período de 2006 a 2007. Ela foi indicada como fornecedora de alimentos, enquanto, na verdade, é registrada na Secretaria da Fazenda da Bahia no ramo de varejista de material de papelaria.

A denúncia aponta ainda mais irregularidades. A empresa não entregava a totalidade das mercadorias pagas, não possuía sede física e até alugava veículos para uso do prefeito com recursos destinados à merenda escolar e ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Segundo o MPF, com a verba desviada foi alugada uma pick-up de cabine dupla com tração nas quatro rodas, para uso do prefeito, por 4.200 reais por mês (cerca de 50 mil reais por ano), sem contrato ou estipulação de prazo de vigência.

“Não fosse suficiente o quadro narrado, é de causar espanto a empresa ter sido vencedora em todas as licitações relativas ao fornecimento de alimentos do município nos anos de 2006 e 2007”, pontua o procurador da República, Eduardo El Hage, responsável pela investigação.

O MPF/BA pede a condenação dos réus ao pagamento de 200 mil reais cada um, a título de danos morais, e ainda o ressarcimento integral dos danos causados.

Corrupção - No último dia 18, o jornal O Globo divulgou que 70% dos desvios de dinheiro público no Brasil acontecem nas áreas da saúde e educação. Essa vergonhosa informação foi dada pelo diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia Geral da União (AGU), André Luiz de Almeida Mendonça.

“Educação e Saúde, áreas de grande orçamento e muitos repasses de pequeno valor, são as grandes responsáveis pelos desvios de dinheiro público no Brasil”, afirmou André Luiz durante a entrevista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp