Política

Dilma promete reformulação total do Dnit e da Valec

Imagem Dilma promete reformulação total do Dnit e da Valec
A presidente afirmou que vai exonerar todos os diretores sem distinção de partido  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/07/2011, às 08h40   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto o ex-presidente Lula fala em separar o “joio do trigo” e manter no primeiro escalão do governo federal os integrantes do PR que “estiverem inocentes”, sua sucessora Dilma Rousseff, afirmou que “sairão todos integrantes do Dnit e da Valec”.

Lula, em viagem pelo nordeste, concedeu breve entrevista coletiva em Recife e defendeu a manutenção. Já Dilma convocou repórteres de cinco publicações de mídia impressa para uma conversa de 1h30 em Brasília.

De acordo com a matéria de Folha de São Paulo, a presidente afirmou que as demissões ocorrerão “independentes” dos “endereços partidários” de cada um dos diretores dos órgãos. Dilma deixou claro que não haverá proteção de algum diretor por causa de uma indicação política. Mas Dilma fez uma ressalva: "Não tem uma análise de valor sobre eles."

A ideia de Dilma é fazer uma reestruturação do setor de transportes. Daí disse ter entendido ser necessário trocar todos os diretores do Dnit e da Valec. A informação foi dada ontem durante uma conversa no Palácio do Planalto com repórteres de cinco publicações da mídia impressa. O encontro com os jornalistas durou cerca de uma hora e meia. Não foi permitido tirar fotos nem gravar, mas apenas tomar notas por escrito.

Os nomes de novos diretores de órgãos públicos que dependem de aprovação do Senado serão enviados para o Congresso na primeira semana de agosto, quando termina o recesso do Poder Legislativo.

A despeito de toda a crise, a presidente disse ainda que a relação entre petistas e aliados no congresso nacional vai bem, está madura e seguirá assim.

Valec

A estatal, responsável pelo sistema ferroviário do país, tem três diretores e 22 gerentes. Um diretor e um gerente já caíram.  A empresa é responsável pela ferrovia Oeste-Leste, na Bahia. A obra está paralisada por suspeita de superfaturamento, contudo, informações preliminares dão conta de que o cronograma não será prejudicado, já que os indícios de irregularidades  foram detectados na aquisição de produtos que serão utilizados em etapas futuras da construção.

Foto: Agência Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp