Política

O estranho depoimento de Wagner a Moro

Publicado em 15/02/2017, às 12h39   Cíntia Kelly


FacebookTwitterWhatsApp

Na edição do dia 19 de julho de 2005 o jornal Valor Econômico trouxe matéria intitulada ‘Diretor-financeiro substitui Dutra na Petrobras’. Assinado pelas repórteres Taciana Collet e Cláudia Schüffner, o texto falava que Jose Sérgio Gabrielli estava deixando a diretoria financeira e administrativa para assumir o lugar do então presidente da estatal Jose Eduardo Dutra. Morto em 2015 em decorrência de um câncer, Dutra deixou o comando da empresa para disputar o governo de Sergipe em 2006.

Lá pelas tantas, a matéria mostra quem o indicou para a Petrobras. Gabrielli assumiu o comando da estatal sob as bênçãos da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, seu padrinho original para a diretoria que ocupava. Por aqui também sempre se falou que Wagner teria levado Gabrielli para a Petrobras.

Numa viagem no tempo paramos em 13 de fevereiro de 2017. O hoje secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner, em depoimento por videoconferência ao juiz federal Sérgio Moro, diz que nunca participou de discussões sobre cargos na Petrobras.

Disse Wagner: nunca participei diretamente de discussões de cargos na Petrobras, porque, quando assumi o ministério [das Relações Institucionais], a diretoria já estava montada.

No depoimento de aproximadamente 15 minutos, o petista afirmou, ainda, que participou do conselho administrativo da Petrobras até 2006, quando teve que se desligar dos cargos que ocupava para disputar o governo da Bahia.

Na imprensa é sabido que quando um repórter dá ‘barrigada’ – uma notícia falsa ou mal apurada –, a resposta vem imediatamente. La atrás, em 2005, não houve desmentido de Wagner para a matéria do Valor Econômico. Ele não negou que foi padrinho de Gabrielli para a diretoria financeira.

Das duas, uma. Ou Wagner viu a mentira ser publicada em 2005 e se calou, ou mentiu em depoimento a Moro.

* Cíntia Kelly é reporter de política do Bocão News e comentarista da Itapoan FM. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp