Política

Presidente do PT comenta possível apoio do partido a Alice

Publicado em 25/07/2011, às 08h30   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A alta cúpula do PT na Bahia já trabalha com uma hipótese assustadora até para os mais otimistas: o partido corre risco de perder a prefeitura de Salvador para a oposição em 2012. Segundo a coluna Satélite, editada pelo jornalista Jairo Costa Júnior no Correio, a avaliação foi feita por três integrantes da legenda na Bahia, em um evento que reuniu prefeitos e vice-prefeitos.

Para os referidos líderes, o motivo que pode levar a uma eventual derrota nas urnas da capital é a baixa capacidade de mobilização – prevista desde sempre - em torno da candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino. O petista tem grande rejeição e seu nome não conseguiu empolgar a militância petista.

Com isso, as atenções no alto escalão do Partido dos Trabalhadores começariam a se voltar para a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que foi bastante criticada, inclusive por alguns membros do PT, quando lançou muito antecipadamente sua pré-candidatura. Os estrategistas da sigla acham que pode estar na comunista a chance de manter o Palácio Thomé de Souza em mãos aliadas.

Questionado sobre a informação, Jonas Paulo, presidente estadual do PT, foi enfático: “Isso aí é plantado”. O dirigente explicou: “Nós somos o partido do governador e da presidente da República. O PT sabe bem quais são suas responsabilidades e as decisões a tomar. Questionado se, então, o nome do deputado Nelson Pelegrino estaria mantido na disputa, Jonas bradou: “Estamos trabalhando para ouvir a base. Entendemos que Salvador precisa de um novo governo. Esse deve ter a cara e o DNA do PT, que é o partido que lidera a coalizão de governo do estado”.

Apesar do discurso cauteloso, o presidente do PT falou sobre a força do nome de Pelegrino dentro do partido: “O PT está priorizando as discussões de alianças. Agora, tem uma unidade ampla e o reconhecimento de que o melhor nome é o Pelegrino para liderar frente. Mas ainda não é hora de anunciar o candidato do partido”. Detalhes à parte, de fato o nome de deputado Pelegrino vai ter que ser muito bem trabalhado para emplacar dentro do próprio PT e no seio dos partidos – até agora - aliados.

A também deputada federal Alice Portugal, que não tem nada a ver com toda essa história, só tem a ganhar caso a notícia realmente se confirme. Mas prefere não comemorar  antecipadamente: “Eu não tenho nenhuma confirmação oficial de que setores do PT querem nos apoiar”. Apesar da cautela, a deputada, como todo pré-candidato, não dispensa o apoio: “Ainda não houve nenhuma procura política. No entanto, estamos abertos para o apoio”. Alice comentou até a proximidade dos partidos: “Entre nós há similitude em opiniões, já que somos partidos da base do governador Wagner”. Para finalizar, a deputada confirmou a caminhada à prefeitura de Salvador: “Já estamos tomando iniciativa para debatermos opiniões sobre a cidade. Temos conversado com intelectuais e com movimentos sociais no sentido de formatar um programa realista para a cidade”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp