Política

Aumentam as queixas de vereadores governistas sobre falta de atenção de ACM Neto

Publicado em 12/03/2017, às 22h15   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

São recorrentes as queixas de vereadores da base governista sobre o tratamento que eles têm recebido do prefeito ACM Neto (DEM) nos últimos meses. Após ter uma vitória acachapante nas urnas com pouco mais de 70% dos votos, a mosca azul ronda o chefe do Palácio Thomé de Souza - que mira a cada dia que passa o Palácio de Ondina.

A sanha pelo governo do estado em 2018 faz com que o chefe do Executivo soteropolitano privilegie os deputados estaduais e federais e coloque em escanteio a sua sustentação no Plenário Cosme de Farias.

A reclamação é geral e principalmente da falta de atenção que surge do baixo e do alto clero da bancada.

Alguns vereadores não escondem sua insatisfação frente ao assunto, como a novata Marcelle Moraes (PV) e o veterano na política que, inclusive, já fez parte do primeiro escalão do democrata na primeira gestão, Maurício Trindade (DEM). Outros, que pedem até pelo amor de Deus, preferem se resguardar no sigilo da fonte com medo de represálias do “neto de vovô”.

Fatos tem marcado e deixado claro o dito desprestígio da vereança frente ao eventual concorrente de Rui Costa (PT). A patota dos mais próximos – alguns poucos do primeiro escalão - são os prestigiados em eventos abertos e fechados, camarotes e até audiência tidas como importantes.

Neto quis jogar a recepção da quitanda pra mão do vice-prefeito Bruno Reis (PMDB), mas muitos edis fazem questão de afirmar que não é a mesma coisa. “Quem tem a tinta na caneta é Neto”, comentam.

Alguns edis, por exemplo, não puderam participar da coletiva de imprensa com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, na sede do Executivo.

Outra situação diz respeito a falta de articulação de ações em determinados bairros em consonância com a principal liderança de votos no local.

“A gente, às vezes, só quer poder conversar com ele. Falar algo da cidade. Só isso. Mas não nos recebe. Antes era constante, mas agora está super difícil. A gente só quer atenção por parte de quem nos lidera”, desabafou um vereador.

Em conversa com outro edil, a resposta foi de achar a situação normal. “No atual cenário era de se esperar. Tem uma máxima na política que diz: governo forte, bancada fraca. Acho que pode tá acontecendo isso”, analisou.

OTIMISTAS – No entanto, no emaranhado das insatisfações, ainda restam aqueles que possuem a esperança de serem bem tratados. Os mesmos vereadores querem crer que agora, após o Carnaval e a habitual viagem internacional, ACM Neto mude de postura. É esperar para ver. 

Matéria originalmente publicada às 7h10 deste domingo (12)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp