Política

Rose de Freitas pede importação facilitada de medicamentos para doenças graves

Publicado em 15/03/2017, às 18h31   Agência Senado


FacebookTwitterWhatsApp

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (14), a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) lamentou a situação de muitos pacientes com as chamadas doenças raras. Ela disse que o paciente, nesse caso, sofre em dobro: com a gravidade da doença e muitas vezes com a dificuldade de tratamento.
Conforme informou a senadora, doença rara é aquela que afeta até 65 pessoas em um grupo de 100 mil. No Brasil, há cerca de 13 milhões de pessoas diagnosticadas com doenças raras.
Rose defendeu o projeto que autoriza a importação e a venda de medicamento sem registro para tratamento de doença grave e sem alternativa terapêutica satisfatória com produtos registrados (PLS 393/2016). O projeto, de sua autoria, aguarda a designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Segundo ela, o processo de legalização de um medicamento no Brasil pode levar até cinco anos. Ela explicou que seu projeto libera a importação imediata do medicamento, desde que o produto seja legalizado no país de origem.
"Esperamos, com esse projeto, proteger todas as pessoas com doenças graves e que não contam com medicamentos no mercado nacional", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp