Política

Do DEM, Prates articula aprovação de sessão em homenagem a Che Guevara

Publicado em 15/03/2017, às 16h58   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara Municipal, Léo Prates (DEM), deu nesta quarta-feira (15) um nó no regimento para aprovar requerimento do vereador Hilton Coelho (PSOL) em celebração aos 50 anos de falecimento do guerrilheiro e um dos líderes da revolução comunista em Cuba, Ernesto Che Guevara.

O requerimento foi à pauta na Ordem do Dia em acordo de lideranças, mas o presidente da Casa pensou que havia acordo. Na primeira votação, após articulação do vereador e líder do DEM, Alexandre Aleluia, a maioria dos vereadores presentes rejeitou a realização da sessão. Prates não gostou do resultado e informou que retiraria o projeto de pauta.

No Plenário Cosme de Farias, Prates argumentou que os projetos que constam no acordo deveriam ser aprovados, pois se não tivessem consenso, não teriam ido à votação na leva de projetos simples e não polêmicos. Classificou o fato como inédito na Casa.  

Hilton atribuiu a rejeição à postura autoritária dos colegas. Prates disse, em princípio, que apresentaria o requerimento em outra sessão.

O ex-presidente da Casa Paulo Câmara (PSDB) e o vereador Edvaldo Brito (PSD), além do líder do PHS Teo Senna, ressaltaram que o plenário era soberano e que a votação deveria ser respeitada, pois o acordo se compreende para que a proposição fosse apreciada pelo demais.

Prates, por sua vez, deixou a presidência para articular nova votação em favor do requerimento do psolista. Saiu pedindo votos e, conseguindo-os, pôs outra vez o requerimento em votação que, desta vez, foi aprovado, com os votos contrários de Alexandre Aleluia, Duda Sanches, e os vereadores do PSDB, Cézar Leite, Paulo Câmara e Tiago Corrêa.

A maioria dos que votaram contra na primeira votação já não estava presente no plenário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp