Política

Vetos de Rui e PEC dos deputados devem ser votados na próxima semana

Publicado em 21/03/2017, às 15h45   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Os líderes das bancadas de governo e oposição, Zé Neto (PT) e Leur Lomanto (PMDB), não chegaram em um acordo para votar os dois vetos do governador Rui Costa a projetos de deputados que estão sobestando a pauta da Assembleia Legislativa. O petista não confirma, mas está segurança a votação para tentar consolidar a maioria dos votos de modo a não ser derrotado.

Paralelo a este movimento, o prazo para colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilita aos deputados produzirem projetos que criem despesas específicas ao Poder Executivo, algo vetado pela atual constituição estadual, vence nesta quarta (22).

O governador Rui Costa já se posicionou contrário à matéria, contudo, deputados da própria base aliada são favoráveis. O presidente da Assembleia, Angelo Coronel (PSD), só votará se houver empate, mas se posiciona favoravelmente.

“Em verdade meu compromisso é dar as condições para que os deputados possam exercer o seu trabalho. Uma delas é colocar para votar esta PEC que assegura aos parlamentares o direito de criar projetos. A votação é outra coisa. Cada um vai votar de acordo com suas convicções”.

Neste cenário o mais provável é que na próxima terça-feira (28) seja convocada uma sessão extraordinária para votar os vetos e logo em seguida seja realizada a ordinária para votação da PEC.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp