Política

Guilherme Bellintani ressalta importância do trabalho de Eliana Kertész

Publicado em 26/03/2017, às 15h31   Redação Bocão News



Resultado de imagem para guilherme bellintani bocão news
O secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guilherme Bellintani, lamentou a morte da artista plástico, Eliana Kertész, neste domingo, 26, e destacou o importante trabalho realizado pela artista para Salvador. "Eliana foi secretária de educação e cultura, duas áreas pelas quais passei nos últimos anos, e, de perto, vi o quanto as ações de Eliana ainda impactam positivamente na cidade de Salvador", afirmou o secretário.
Bellintani também ressaltou a vibração de Eliana ao compor obras que dialogam com as necessidades de grupos minoritários: "Eliana fez com genialidade uma obra forte, feminista, revolucionária, mas de forma absolutamente agradável e esteticamente admirável. Não é fácil ser politicamente correta e não ser chata. Não é fácil ser tão dura, direta e ao mesmo tempo afetuosa e sedutora em uma só obra. Vai, querida Eliana, ocupar os céus com tanta força e leveza", destacou. 
A artista plástica baiana faleceu na manhã deste domingo. Ela lutava contra um câncer. Eliana é autora das esculturas das Gordinhas de Ondina, chamadas originalmente As Meninas do Brasil, no fim da Avenida Ademar de Barros.
Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, assim como seu ex-marido Mário Kertész. Em sua atuação política, Eliana se tornou a vereadora mais votada da capital baiana pelo PMDB, em 1982, com 17,3% dos votos válidos. Licenciou-se do mandato de vereadora em dezembro de 1985, assumindo a Secretaria da Educação e Cultura de Salvador, na segunda gestão de Mário Kertész (1986-1989).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp