Política

Rui assina publicização da Osba e abre espaço para iniciativa privada

Publicado em 04/04/2017, às 17h10   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do estado assinou nessa terça-feira (4),  o contrato de publicização da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Com o ato, a Osba passa a fazer parte do Programa Estadual de Organizações Sociais e abre espaço para a participação da iniciativa privada.

De acordo com o governador Rui Costa a mudança não ira diminuir a quantidade de recursos públicos empregados na Orquestra. “Quem vai tomar conta é a própria sociedade. O que nós esperamos e isso vale para qualquer atividade publica, é que o conteúdo seja gratuito para a população. A forma de entregar esse conteúdo tem que ser de forma mais ágil, mais flexível  e mais eficiente. A forma estatal, rígida de pessoas concursadas se mostrou incapaz de dar essa agilidade e dinamismo que uma orquestra precisa. O que nós estamos dando são novos parâmetros e flexibilidade na Osba. O recurso publico continua, não vamos diminuir em nada, mas aumenta a possibilidade da Orquestra voar, quando antes só podia ter um combustível”, contou.

Segundo o secretário de Cultura, Jorge Portugal, a mudança equipara  a Osba com outras orquestras do país. “Outras orquestras do Brasil utilizam a mesmo modelo de gestão, como a Orquestra Sinfônica de São Paulo. Isso vai fazer com que a Osba possa alçar novos voos . Foi a melhor escolha possível”, afirmou.

Historia

Criada em 1982, a Osba é uma companhia que integra os corpos artísticos do Teatro Castro Alves, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado. Durante sua trajetória, a orquestra esteve sob a regência de conceituados maestros, a exemplo de Christopher Warren-Green, John Neschling, Isaac Karabtchevsky, Alex Klein, Olivier Cuendet e Ricardo Castro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp