Política

Racionamento de água: há 20 dias, presidente da Embasa negava possibilidade

Publicado em 11/04/2017, às 08h03   Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

Rogério Cedraz, presidente da Embasa, dá declarações desencontradas
Alardeada nesta segunda-feira (10) nos jornais, a possibilidade de racionamento de água em Salvador e na Região Metropolitana foi afastada pelo presidente da Embasa, Rogério Cedraz, em entrevista ao Bocão News no dia 21 de março deste ano.
Agora, 20 dias depois, o mesmo Cedraz alarma a população para o racionamento. Disse, em nota enviada à imprensa, que “as chuvas não estão caindo nas áreas necessárias para promover a recuperação dos níveis das barragens. Para recarregar os mananciais que abastecem Salvador e parte da RMS, é preciso que chova na bacia do recôncavo norte, na região de Camaçari, Mata de São João e Dias D’Ávila”. 
Quando fora entrevistado pelo Bocão News, os dados ainda não eram consolidados, mas Cedraz já tinha uma ideia da estiagem e, ainda assim, afirmou que “não temos como prever as chuvas, mas vamos entrar no período de chuvas agora e temos condições de operar ainda um tempo longo em Santa Helena e Pedra do Cavalo. A gente não usa volume morto, nos pontos que captamos, mesmo no limite, ainda temos dentro do manancial 50% do volume”.
A nova afirmação do presidente – que aponta para o racionamento -, segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), é a correta. Em boletim que afere a precipitação mensal referente a março, o Inema afirma que "na Bahia, o predomínio foi de chuvas abaixo do normal. Apenas em pontos isolados das regiões Oeste, Sudoeste e Sul é que as precipitações ficaram em torno da normalidade". 
O relatório observa ainda que "na Bahia, os menores volumes foram registrados na maior parte das regiões do Recôncavo, Chapada Diamantina, Norte e Nordeste. Nas demais áreas do Nordeste brasileiro, os acumulados das precipitações variaram entre 50 mm e 150 mm".
O Bocão News tentou entrar contato com o presidente da Embasa, mas não foi atendido.
Publicado originalmente em 10/04 às 14h03

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp