Política

Trindade quer constranger empresários, avalia Sindicombustíveis sobre CEI

Publicado em 11/04/2017, às 08h32   Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

O pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar suposta prática de cartel em postos de combustíveis de Salvador expõe a conflituosa relação do líder da oposição, José Trindade (PSL), com empresários do setor. Trindade já foi presidente do Sindcombustíveis. De 2002 a 2005 presidiu o sindicato que agora o acusa de tentar “constranger” comerciantes do ramo. 
“Como ele é ex-presidente, ele pode ter um juízo de valor. O mercado de combustíveis é livre. A carga do ICMS no combustível baiano é altíssima e os preços estabelecidos são os menores do nordeste. Ele está querendo constranger os empresários, mas isso não nos preocupa. Os nossos preços não são escondidos”, afirmou, ao Bocão News, o atual presidente do Sindcombustíveis, José Augusto Melo.
Para Melo, Trindade sempre teve “amigos no setor”. “É difícil dizer se os empresários contribuíam com as campanhas dele. Eu não posso garantir, mas ele sempre teve uma relação muito forte com o setor”, descreveu. 
Alvo da possível apuração, o presidente do Sindcombustíveis disse que não irá procurar o vereador. “Não vou procurar ele, não. Acho que essa questão não é de procurar ele. Ele teve a iniciativa, não é bom pra nós que eu o procure”, avaliou. 

OUTRO LADO – contatado pelo Bocão News, Trindade disse que as declarações de Melo são “infelizes e irresponsáveis”. “Não quero constranger ninguém. Constrangido está o cidadão, que vê de um dia pro outro a gasolina subir R$ 0,40 em todos os postos. Ele está sendo irresponsável. Deveria explicar o aumento repentino”, afirmou.

Ainda de acordo com o vereador, no tempo em que esteve à frente do sindicato, nunca foi interpelado por suposta prática de cartel. Com a complexidade do tema – que pode atingir diversos empresário e até políticos donos de postos de gasolina – Trindade disse não se importar. “Eu tenho a plena certeza que o nosso desconforto é se não defender quem nos colocou aqui. Fomos colocados pelo povo”, lembrou.

CEI – Segundo o Bahia.ba, os edis ressaltam que, apesar do anúncio de redução nos preços do diesel e da gasolina pela Petrobras, a capital baiana tem apresentado “grande variação no preço dos combustíveis oscilando para mais, em intervalo de tempo extremamente curto”.
O requerimento é assinado pelos vereadores da minoria José Trindade (PSL), Aladilce Souza (PCdoB), Carlos Muniz (PTN), Hélio Ferreira (PCdoB), Hilton Coelho (PSOL), Luiz Carlos Suíca, Marta Rodrigues, ambos do PT, Sidninho e Toinho Carolino, do PTN. O pedido conta ainda com o apoio dos governistas Beca (PPS), Marcelle Moraes (PV), Odiosvaldo Vigas (PDT), Ricardo Almeida (PSC) e Isnard Araújo (PRB).
Publicado originalmente em 10/04 às 17h32

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp