Política

Previdência: relator amplia acesso à regra de transição e reduz pedágio

Publicado em 11/04/2017, às 14h35   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A reforma da Previdência Social vai passar por mudanças na chamada regra de transição prevista na proposta do governo, a informação foi dada nessa terça-feira (11), pelo relator do projeto, deputado Arthur Maia (PPS-BA).

O texto original previa que somente homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos teriam acesso à regra de transição e dessa forma se aposentar antes dos 65 anos.

Segundo Maia, agora qualquer trabalhador, de qualquer idade, poderá optar por entrar na regra de transição e assim se aposentar mais cedo. Ainda segundo o relator serão fixadas idades mínimas, abaixo de 65 anos, para a aposentadoria daqueles que optarem pela regra de transição. Essa idade mínima será diferente para homens e mulheres.

Além disso, o relator anunciou ainda que reduzirá o chamado "pedágio" que deve ser pago por quem aderir à regra de transição, mas não informou qual será o novo percentual.

Na proposta original, esse pedágio era de 50% sobre o tempo de contribuição que ainda falta para o trabalhador requerer a aposentadoria. Maia espera que  após essas alterações a receptividade dos parlamentares a proposta aumente.

“Saio com a comunicação que todos os líderes presentes na reunião nos autorizaram a dizer que, diante das alterações, encaminharão nas suas bancadas a favor da aprovação do relatório. Vamos organizar uma votação que possa proporcionar aprovação da PEC no plenário”, afirmou ele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp