Política

Por 11 votos a 9, Elmar Nascimento é eleito presidente do Conselho de Ética

Publicado em 12/04/2017, às 06h48   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal baiano Elmar Nascimento (DEM) foi eleito, por 11 votos a 9, presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (11). Na disputa pelo cargo, Nascimento venceu o deputado Sandro Alex (PSD-PR). 

A eleição no conselho ocorreu no mesmo dia em que foi divulgada a lista de políticos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a serem investigados pelo Ministério Público Federal com base em delações da Operação Lava Jato.

Elmar Nascimento afirmou que a existência de 42 deputados federais na lista não basta para que o Conselho de Ética seja acionado. Ele recomendou prudência na análise da lista. “Vou pedir muita prudência para que a gente não faça prejulgamentos para absolver nem para condenar”, declarou.

"Qualquer petição, os partidos com representação na Casa têm legitimidade para pedir. Então, eles têm que fundamentar. Não pode ser só porque há um nome na lista. Tem que fundamentar com base no que está descrito lá. Eles precisam ter conhecimento do processo para decidir. A posição da gente aqui no conselho é de magistrados. Então, aqui, a gente tem que aguardar", afirmou Nascimento, conforme publicação da Agência Câmara de Notícias.

Nascimento ocupa o lugar do também deputado baiano José Carlos Araújo (PR), que fez um discurso emocionado para falar dos dois anos conturbados em que esteve à frente do colegiado. Entre os episódios vivenciados pelo republicano esteve a cassação do mandato do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, após 11 meses de processo no Conselho de Ética. Araújo será 2º vice-presidente.

Notícia relacionada:

Deputado baiano disputa a presidência do Conselho de Ética
Cacá Leão diz que votará em Elmar Nascimento para comando do Conselho de Ética

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp