Política

IRPF: menos da metade dos contribuintes entregou declaração

Publicado em 15/04/2017, às 11h36   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A 15 dias do prazo final para envio da declaração do Imposto de Renda, menos da metade dos contribuintes enviou seus dados fiscais de 2016 para a Receita Federal. Segundo o órgão, 11,3 milhões de contribuintes tinham entregue a declaração até as 17h desta quinta-feira. Conforme a revista Veja, a expectativa da Receita é que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a declaração neste ano. O prazo para enviar os dados acaba no dia 28 deste mês. Quem perder a data fica sujeito ao pagamento de multa que varia de 165,74 reais a 20% do imposto devido.
Segundo o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, ainda dá para fazer a declaração com calma analisando qual o melhor tipo de declaração que será entregue, se a completa ou a simplificada. “Declaração completa é a qual podem ser utilizadas todas as deduções legais, desde que comprovadas. É interessante geralmente para quem possui dependentes, altos gastos médicos, com educação e previdência privada. Já a declaração simplificada é a qual se utiliza o desconto de 20% dos rendimentos tributáveis. Este desconto substitui todas as deduções legais da declaração completa”, explica o diretor da Confirp à Veja.
Ao preencher a declaração o contribuinte já saberá qual a mais vantajosa, pois o próprio programa indica qual modelo dará maior restituição. “Contudo, é necessário muito cuidado, pois, os comprovantes das despesas deduzidas são imprescindíveis nos dois casos, e devem ser guardados por seis anos. Se a declaração cair na malha fina, esses comprovantes serão as garantias dos gastos”, alerta.  Outro ponto positivo de realizar a declaração antes do prazo final é a calma para montagem do material, evitando erros. Caso faltem documentos, a dica da Confirp é enviar a declaração incompleta e fazer uma retificadora depois.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp