Política

Salvador ganha título de Cidade da Cultura em evento promovido pelo MinC

Publicado em 05/05/2017, às 14h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A capital baiana sediou a 10ª Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na oportunidade, Salvador recebeu o título de Cidade da Cultura. O Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, acredita que o título, definido por ele como uma honra, impulsionará as trocas culturais entre a comunidade de países lusófonos e servirá como impulso para ações da secretaria. 
"Salvador representa a formação do nosso povo, da nossa nação, da nossa capital. O título amplia nosso desafio e nosso compromisso com a cultura", enfatiza Tinoco. O objetivo da reunião foi aprofundar a cooperação entre os países membros da CPLP. Serão debatidos assuntos como: patrimônio cultural, língua portuguesa e a revisão do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP. Também durante o encontro, Salvador ganhará o título de Capital da Cultura da CPLP.
O evento foi promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e contou com a presença dos ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de representantes de Guiné Equatorial e Timor-Leste.
Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional multilateral de países lusófonos, cujo fundamento é a Língua Portuguesa, bem como o vínculo histórico comum entre as nove nações localizadas em um espaço geograficamente descontínuo. A organização constitui, em consonância com as diretrizes da política externa brasileira, foro prioritário de atuação do MinC em sua área de competência.
Durante coletiva de imprensa,  o ministro da Cultura, Roberto Freire, falou sobre a importância da escolha de Salvador para sediar o evento: "Salvador já tinha esse titulo, só não tinha sido aclamado. Salvador foi escolhida pelo Ministério da Cultura para sediar esse encontro pelo que representa. A Bahia talvez seja o estado mais multicultural, que tem a diversidade como algo muito central, e que tem a ver com nossa ancestralidade".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp