Política

TCU: ministro citado na Lava Jato relata caso de empreiteiras

Publicado em 08/05/2017, às 12h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, é um dos citados na Lava Jato por recebimento de vantagens indevidas da OAS e da Odebrecht. O mesmo ministro é responsável por relatar casos de interesse das empreiteiras na Corte. 

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, em ao menos cinco casos, que avaliam irregularidades em contratos das empresas com a Petrobras e outros órgãos públicos, Vital atua como relator, com poder para determinar os rumos das auditorias e elaborar os votos que orientam os julgamentos. A situação estaria sendo questionada por procuradores do TCU e auditores. 

No tribunal, o ministro figura como relator de tomada de contas especial que apura superfaturamento em contrato de US$ 825 milhões firmado entre a Petrobras e a Odebrecht em 2010, com o objetivo de executar serviços em refinarias e outras unidades da estatal localizadas em nove países.

Vital também é relator de outros três processos em que a OAS é parte interessada. Eles apuram possíveis irregularidades em obras no Aeroporto de Congonhas e trechos do Arco Metropolitano do Rio.

Embora figure como responsável por esses cinco casos, desde setembro do ano passado o ministro já se declarou impedido, em plenário, em ao menos outros três julgamentos de interesse da OAS. Mas esses casos não estavam sob relatoria dele.

Publicada originalmente às 7h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp