Política

Para estancar crise politica é necessário fazer eleições gerais, avalia Wagner

Publicado em 01/06/2017, às 13h12   Cíntia Kelly



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a PEC das diretas que prevê eleições diretas no caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente nos três primeiros anos de mandato. A medida agora segue para o plenário do Senado, onde precisa ser votada em dois turnos.

Para o ex-governador Jaques Wagner o ideal será uma PEC que pudesse antecipar as eleições. “Faríamos uma eleição geral para todos os cargos. Essa é a tese que defendo”, diz Wagner, atual secretario de Desenvolvimento Econômico.

No seu entendimento, para estancar a crise política e econômica, o ideal seria haver a antecipação das eleições como acontece em muitos países do mundo. “Para isso também seria necessária a aprovação de uma PEC”, assinala.

Segundo Wagner, as mudanças deveriam passar pelo fim da reeleição, mandato de cinco anos, e fim das coligações proporcionais. “Além disso, é preciso resolver a questão do financiamento de campanha. Aí, neste caso, poderia fazer essa mudança em outro projeto”, explica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp