Política

Tarde demais!

Imagem Tarde demais!
Após tragédia, Câmara Municipal quer discutir segurança do trabalho na construção civil  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/08/2011, às 19h29   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta (10), durante expediente na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Olívia Santana (PCdoB) propôs verbalmente a realização de uma sessão especial para discutir a segurança do trabalho na construção civil. O pedido chega justamente após o acidente que tirou a vida de nove operários numa obra erguida na Avenida ACM. Mesmo assim, ela justifica a iniciativa.

“Salvador se transformou em um canteiro de obras e é preciso que seja cobrada uma fiscalização mais efetiva às empresas, em relação aos equipamentos de segurança individuais e coletivos”. A Mesa Diretora alertou sobre a necessidade de um pedido formal por escrito, mas a expectativa é de que o evento aconteça na próxima terça (16). A proposta de Olívia Santana causou alvoroço entre os demais vereadores. O assunto teve grande repercussão no plenário e provocou até mesmo troca de “farpas” e um intenso debate político.

O primeiro a se pronunciar foi Alcindo da Anunciação (PSL), que - para não fugir a regra - fez sérias acusações. “Este acidente foi o mais grave da história da construção civil baiana. É preciso rever quem está no comando da Superintendência do Trabalho na Bahia. Não resta dúvida de que houve omissão. Todos sabem que este órgão é conivente com as construtoras”.

Logo em seguida, Odiosvaldo Vigas (PDT) fez um apelo: “o assunto é sério, vamos ter cuidado para não politizar a discussão”. A ressalva é que ele pertence ao mesmo partido do ministro Carlos Lupi (Trabalho), responsável pela indicação de todas as superintendências regionais do país.

As considerações de Odiosvaldo Vigas não foram atendidas. A líder do PT na Casa, Marta Rodrigues, depois de prestar solidariedade aos parentes das vítimas, partiu para o ataque. “Antes de pedir a cabeça das pessoas, o vereador Alcindo devia obter mais informações sobre a Superintendência do Trabalho na Bahia com o deputado Marcos Medrado, que é do mesmo partido do ministro Lupi”.

Para quem não sabe, Alcindo e Medrado possuem fortes ligações pessoais e comandam programa de rádio matinal numa emissora da capital baiana. Em meio a tudo isso, a única certeza é que nada vai amenizar a dor de quem perdeu um ente querido naquela fatídica tarde no “elevador” do Edificio Comercial II. 

Fotos: Edson Ruiz e Gilberto Júnior/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp