Política

Em visita, UPB apura problemas no Hospital do Oeste

Publicado em 04/07/2017, às 14h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Articulação de apoio ao Hospital do Oeste (HO) e discussão dos problemas da regulação da saúde na região. Esses foram os principais objetivos do encontro que aconteceu nesta segunda-feira (03), em Barreiras. O presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, representantes da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB) e membros do ministério público estiveram entre os participantes da reunião, que acontece na sede da UMOB e foi seguida de uma visita ao HO. Junto com o Ministério Público, os gestores municipais precisam da garantia de vagas quando pacientes de seus municípios são encaminhados aos hospitais pelo SAMU.
“A ordem do acesso que deve ser seguida é a de gravidade dos casos. Não vamos permitir influências políticas nem médicas. Os pacientes não podem voltar aos municípios sem o atendimento adequado”, enfatiza Eures. Presente à visita, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Rogério Queiroz, testemunhou a dificuldades cotidianas do hospital e disse que o financiamento da saúde é insuficiente, com recursos escassos e espremidos.
A atividade foi um desdobramento do UPB Debate: Novo modelo de regulação e pactuação da saúde já!, evento realizado pela entidade nos meses de abril e maio deste ano. Relatos feitos durante o UPB Debate Saúde deram conta de que interferências políticas estariam direcionando o acesso a vagas no hospital.
“A partir de agora vou traçar uma agenda de visitas a todos os hospitais regionais da Bahia. Temos a recorrência de um problema estampada em nossa realidade e somente a partir da união efetiva dos prefeitos vamos dar passos largos no sentido da mudança”, avalia Eures Ribeiro, que já estuda datas das próximas visitas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp