Política

Rui discute votação de processo contra Temer com bancada federal

Publicado em 30/07/2017, às 15h50   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Os 25 deputados federais pela Bahia que fazem parte da bancada de Rui Costa no estado foram chamados para uma reunião na próxima segunda-feira (31) que será realizada na Governadoria. Na pauta estará a votação do pedido de autorização para abertura do processo por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer (PMDB) que está agendada para acontecer na próxima quarta-feira (2). Os deputados devem discutir também a rearrumação do secretariado na reforma anunciada pelo petista.

Dos 39 parlamentares da Bahia, 25 são de partidos aliados a Rui e apenas 14 confirmaram que votarão a favor do prosseguimento da denúncia contra o peemedebista. Outros quatro, todos do PSD, aguardam a conversa do senador e presidente estadual do partido Otto Alencar com o ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab para decidir o rumo. O PSD nacional fechou questão contra a investigação, contudo, Otto quer a liberação dos deputados baianos.

Os quatro do PP e os três do PR já declararam votos favoráveis a permanência de Temer na presidência. Isso porque se a investigação for aprovada o presidente é automaticamente afastado do cargo. Os dois partidos fecharam questão também e os deputados que contrariarem a decisão das legendas podem sofrer sanções incluindo a expulsão.

Reforma administrativa — Há a expectativa da bancada é discutir ainda a reforma do secretariado. Rui Costa deve mexer até o período de desincompatibilização eleitoral em 13 pastas. Josias Gomes, das Relações Institucionais, e Fernando Torres do Desenvolvimento Urbano são dois secretários que devem retornar às suas cadeiras. Os próprios deputados federais cobram do governador a saída de Josias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp