Política

Paz entre Zezéu e João Leão está reinando

Imagem Paz entre Zezéu e João Leão está reinando
Prefeitura e Governo do Estado asseguram alinhamento nos projetos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/08/2011, às 08h30   Tanara Régis


FacebookTwitterWhatsApp



A paz parece ter sido selada entre o secretário de Planejamento do Estado, Zezéu Ribeiro, e o chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, João Leão. Durante a abertura da Construir Bahia, nesta quarta-feira (17), no Centro de Convenções da Bahia, os dois asseguraram ao público presente que estão alinhados e entendidos quando o assunto é mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana (RMS).

"Nunca brigamos. Aconteceu que tinhamos diferentes visões, mas após longas reuniões chegamos ao melhor acordo para a implantação de um projeto sério e seguro de mobilidade urbana para a capital baiana e a RMS", fala Leão.

"O projeto proposto mostra estabilidade, segurança e comprometimento efetivo em todas as esferas de governo (municipal, estadual e federal. Briga foi o que buscaram divulgar alguns seguimentos que queriam um projeto em benefício próprio", diz Zezéu.

Conforme o projeto de mobilidade urbana em Salvador, as obras do metrô estão divididas em Linhas 1 e 2.  De responsabilidade da Prefeitura de Salvador, a linha 1 vai ligar as estações da Lapa a Pirajá. Para esta obra já estão garantidos recursos.

Já a linha 2, que será interligada a linha 1 , percorre o Acesso Norte até o município de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador - RMS), as obras serão realizadas por meio de uma parceria Público-Privado (PPP). A porcentagem de participação de cada setor (público e privado), contudo, ainda não foi definido.

No evento, João Leão divulgou que a linha 1 finalmente deverá estar pronta no final de dezembro deste ano. Mas a linha 2 ainda não tem calendário previsto. Outros modais, BRT e VLT, também serão integrados as duas linhas do metrô. A perspectiva é que na terceira etapa, ele seja extendido até os bairros de Cajazeiras e a região de Simões Filho.

"O desentendimento inicial é porque a Prefeitura não concordava que a mobilidade urbana de Salvador se limitasse a Avenida Paralela. Precisamos pensar no subúrbio da cidade. Então chegamos no acordo de revitalizar o Trem do Subúrbio, implementando o modal VLT, modernizando as suas estações e inteligando -o as linhas de metrô", alfineta Leão. Em clima descontraído, Zezéu responde: "Sossega Leão".

Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp