Política

Novas eleições à presidência das Câmaras de Feira e Cruz serão nesta segunda

Publicado em 19/08/2017, às 15h17   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Duas Casas Legislativas na Bahia terão novas eleições à presidência nesta segunda-feira (21). Os vereadores de Feira de Santana, a 110km de Salvador, e de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano escolherão seu representante para o restante do biênio 2017/2018.

Em Feira de Santana, a eleição é em virtude do falecimento do vereador Reinaldo Miranda Viera Filho, mais conhecido como Ronny, na semana passada, por consequência de uma parada cardíaca.

O edil Ewerton Carneiro (PEN), o Tom, estava no cargo desde o último dia 10 e tentou recurso junto ao Tribunal de Justiça da Bahia para adiar a eleição, mas foi rejeitado. Na decisão, a desembargadora Márcia Borges Faria diz que não existem razões para o adiamento.

Quem desponta na disputa pela cadeira é o vereador José Carneiro (PSDB).

Já em Cruz das Almas, a eleição é decorrente de um mandado de segurança impetrado pelos vereadores Osvaldo da Paz (PT) e Valtercio Filho (PSD). O juiz Lucas de Andrade Monteiro decidiu pela anulação da eleição para Mesa Diretora, no dia 1º de janeiro de 2017, por entender que o pleito violou o artigo 50, § 1, da Constituição Federal, que assegura a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.

A Casa era comandada pelo demista Edson José Ribeiro.

O parlamentar mais velho, Carlos Borges (PT) assumiu interinamente o cargo desde a quarta-feira (16), mas já convocou as novas eleições para a segunda-feira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp