Política

Barata Filho pagou 5 milhões de francos financiar campanha de Picciani no Rio

Valter Campanato/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 08/09/2017, às 18h50   Redação BNews



Em novo trecho de sua delação premiada, Lúcio Funaro confessou ter repassado 5 milhões de francos suíços do empresário Jacob Barata Filho ao deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani (PMDB). A informação é do site ‘O Antagonista’.

O pagamento foi feito a pedido do ex-deputado federal Eduardo Cunha para financiar a campanha de Picciani em 2014.

Funaro descreveu que que recebeu o dinheiro na conta CH930862403001101000B, em nome da offshore Tuindorp Enterprises, no Banco Audi, na Suíça.

Depois o valor passou por uma operação dólar-cabo, efetuada por um doleiro chamado “Tony”, sacada no Brasil e entregue a “Milton”, operador de Picciani.

Para provar a movimentação do esquema, o delator entregou à PGR o extrato da conta e mostrou mensagens que trocou com Cunha por meio de um celular não apreendido pela PF.

O empresário Jacob Barata Filho foi preso no começo de julho na Operação Ponto Final – que é um desdobramento da Lava Jato – suspeito de envolvimento em um esquema de corrupção no setor de transportes do Rio de Janeiro que teria movimentado R$ 260 milhões em propina.

Por duas vezes, ele foi solto por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes – que foi padrinho de casamento de sua filha.

Ao ‘O Antagonista’, a defesa de Barata Filho repudiou o que chamou de “boatos sobre depoimentos cuja existência ou eventual teor é desconhecido da defesa”.  “É falsa e caluniosa a história alegadamente narrada pelo delator”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp