Política

Após operação da PF, vereador pede explicação ao "pai" da Embasa

Divulgação
A operação visa apreender documentos, papéis, registros e dados arquivados em equipamentos de informática que possam contribuir com as investigações  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/09/2017, às 10h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Ricardo Almeida (PSC), que na semana passada pediu auditoria nos gastos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) com publicidade durante sessão na Câmara de Salvador, se manifestou sobre a Operação Opinião da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta quarta-feira (13), na capital baiana.

“Ingressei com um pedido de auditoria imaginando que havia algo de errado na gestão da Embasa. Não imaginava algo tão danoso como o que se percebe através dessa ação da polícia deflagrada no dia de hoje. Com a palavra, o ‘pai’ da Embasa”, disse Almeida. 

Na Câmara, ele afirmou que os valores empreendidos em publicidade deixavam em segundo plano direitos básicos, como fornecimento e distribuição de água, garantidos pela constituição Federal à toda população.

Na manhã desta terça-feira (13), o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal deflagraram a Operação Opinião, em Salvador. De acordo com o MPE, serão cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Entre os alvos da operação está o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Marcelo Nilo. 

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com base em representação formulada pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), em procedimento que investiga o crime de falsidade eleitoral, previsto no artigo 350 do Código Eleitoral, envolvendo a empresa Bahia Pesquisa e Estatística LTDA (Babesp).

Ainda de acordo com o MPE, além de cumprir mandados na casa de Nilo, no Villaggio Panamby, no Horto Florestal, e também em seu gabinete na AL-BA, os policiais também estiveram na casa da irmã do deputado, no bairro da Federação; na residência do genro do parlamentar, Marcelo Dantas Veiga; do sócio da Babesp; Roberto Pereira Matos, e na sede da empresa Leiaute Comunicação. A polícia também esteve na sede da Secretaria da Fazenda do Estado e na Embasa, onde trabalha o genro do deputado. A operação visa apreender documentos, papéis, registros e dados arquivados em equipamentos de informática que possam contribuir com as investigações.

Cerca de 30 policiais federais participaram da ação e dois membros da Procuradoria Regional Eleitoral acompanharam as buscas na Assembleia Legislativa e no endereço residencial do deputado.

O nome da operação, Opinião, é uma referência à empresa investigada, cujo objeto seria a realização de pesquisas de opinião.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp